Nossos Projetos

A Associação Nutra|Saúde apresenta os projetos sociais:



PROJETO "ADIÇÃO DE SORO DE LEITE EM PREPARAÇÕES ALIMENTARES NO COMBATE À DESNUTRIÇÃO"

Este projeto teve como princípio fortificar o valor nutritivo dos alimentos a partir da suplementação de soro de leite na merenda escolar de escolas municipais, a fim de recuperar o estado de saúde de indivíduos em situação de vulnerabilidade nutricional. Este projeto teve início no ano de 2001e atendeu cerca de 4370 pessoas.
Este projeto social aconteceu com todo o respaldo científico, realizado através de uma pesquisa séria que envolveu diversas etapas. Primeiramente foi realizado uma pesquisa experimental em laboratório para aferir a efetividade da pesquisa. Após verificado o aumento de peso e crescimento ponderal dos ratos estudados, a próxima etapa foi elaborar diversos preparos de alimentos utilizando o soro de leite entre os ingredientes, o que gerou uma cartilha com 55 preparações. Desta maneira, todas as preparações geradas passou por uma avaliação sensorial para aprovação. A parte prática deste estudo piloto foi suplementar a alimentação escolar de 4 escolas do município de Itajubá. Ao mesmo tempo, as crianças que receberam a merenda fortificada passaram por avaliação antropométrica para aferir se houve melhoria em seu ganho poderal (crescimento e ganho de peso). A conclusão deste estudo é que a adição do soro de leite na alimentação humana foi efetiva e de grande valia.


PROJETO "NUTRA NO BAIRRO"

ri

Neste projeto, a equipe se desloca até comunidades carentes, para capacitar pessoas para a geração de trabalho e renda, ministrando cursos na área de produção de alimentos. Este projeto começou em 2007 e até os dias atuais atendeu cerca de 400 pessoas.


PROJETO "SAÚDE DE SOBRA'S"
Neste projeto, são oferecidos cursos que visam aproveitar o alimento de maneira consciente além de melhorar o sustento familiar.

O projeto nasceu em uma comunidade carente em 2007 e em 2010 o projeto tornou-se mais consistente ao somar forças com outras instituições, como a INTECOOP/UNIFEI e a Secretaria de Assitência Social.


Para 2011 outros cursos acontecerão e, assim como em 2010, o projeto será contemplado com equipamentos e utensílios para a cozinha experimental. O projeto foi enviado ao edital do PROEXT,  através da INTECOOP/UNIFEI.
A PMI viabiliza a execução do projeto através da disponibilização do espaço físico para a estruturação da cozinha experimental.  

Pesquisar este blog